Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2008
15 Sites Para Crianças em Francês

Imagem da Répública FrancesaNo artigo "Mundos Virtuais: Os Novos Recreios Infantis" fiz referência a uma lista de sites no blogue de Izzy Neis, uma aficionada da cultura popular (especialmente no domínio do entretenimento para crianças), onde são referidas cerca de 4 dezenas de sites destinados a crianças a pré-adolescentes que vale a pena dar uma olhada. A esmagadora maioria, apesar de algumas excepções, infelizmente não têm versões em português.

 

Na sequência desse artigo recebi um email de uma assinante da newsletter: "Pena que a grande maioria seja em inglês, pois a minha filha, agora com quase 9 anos, está mais à vontade com o francês uma vez que frequenta o Liceu Francês há já 3 anos. Será abuso pedir-lhe algumas pistas para sites nessa língua, além das versões internacionais dos que constam na lista supra (bem fraquinhas, de modo geral)?" Se bem que leia e fale inglês, este não é um idioma que use muito quando pesquiso na Internet, pelo que a ajuda que pude fornecer foi limitada. Diria mesmo muito limitada. Mas a Rita Carneiro, assim se chama a leitora não deixou de agradecer o esforço, prometendo no entanto "se encontrar alguma coisa interessante, partilharei". E se depressa o disse, mais depressa o fez!

 

A falta de sites em português adequados a crianças e pré-adolescentes, mas sobretudo às primeiras, é uma das queixas que recebo com frequência. Por outro lado, se o inglês faz agora parte do ensino básico, muitas outras crianças poderão encontrar-se na circunstância da filha da Rita. Assim, solicitei e obtive a sua autorização para partilhar aqui essa listagem, alargando dessa forma a partilha, deixando no entanto um alerta que me foi solicitado: "Agradeço aliás que sublinhe que, apesar de ter aberto cada um dos links e seleccionado os que me pareciam mais interessantes, não os testei quanto à segurança que possam oferecer. Tenciono fazê-lo à medida que a minha filha os fôr utilizando, explorando-os com ela." Este é o desafio e a responsabilidade que fica para cada um de nós, antes de partilharmos as ligações abaixo com os nossos filhos ou alunos de francês. 

 

Eis a lista, com respectivas ligações e descrições sumárias do que se pode encontrar seguindo cada uma delas:

Momes.net, les premiers pas sur le web

Mômes est le site des enfants et de leurs parents, pour bricoler, colorier, chanter, dessiner, jouer et discuter. Mais c'est aussi toute l'actualité du cinéma, des spectacles, des livres, des BD... pour les plus jeunes.

 

TAKATROUVER - site pour enfant - moteur de recherche pour enfants
Site pour enfant. Cet annuaire referencie des sites educatifs pour enfants. Veritable portail pour enfants, des activites educatives.

 

MiniClic, L'Univers des Enfants
Découverte de l'Univers internet des Enfants. MiniClic est un véritable guide de sites culturels et ludiques avec des jeux et plein d'humour.

 

Apprendre en s'amusant par le jeu avec François Petit et Cat's Family

Addi Cat's, Multipli Cat's, Conju Cat's et Ortho Cat's, Numé Cat's et Chrono Cat's sont des jeux édités par Cat's Family alliant mémoire, rapidité, mathématiques et français, jeux à la fois éducatifs et ludiques.

 

Nicoland - Le Site Éducatif Des Jeunes Aventuriers

Site de jeux éducatifs pour les enfants : exercices en orthographe, conjugaison, calcul, sciences. Apprendre en s'amusant, de 6 à 12 ans!

 

Planète Jean Jaurè, Site éducatif
Site éducatif pour les 6-12 ans pour apprendre en s'amusant.

 

Kidadoweb - sites enfants : annuaire pour enfants et ados
Annuaire enfants - ados Kidadoweb : une sélection non commerciale de milliers de sites pour enfants et ados.

 

Les Débrouillards - Drôlement Scientifique
Guide dans l'univers des sciences. Les comment et pourquoi de la vie quotidienne à travers des expériences, défis et démonstrations rigolotes.

 

ONF Jeunesse

Infojunior.com - Ici c'est chez toi et c'est COOL !!!
Le journal des kids de 8 a 12 ans. Gratuit et bi-mensuel.

 

Le J@rdin des jeunes branchés au Jardin botanique de Montréal
Le J@rdin des jeunes branchés est le module jeunesse du site du Jardin botanique de Montréal. Il a été conçu pour intéresser les jeunes de 6 à 12 ans au monde végétal et mieux leur faire connaître le Jardin botanique de Montréal, un musée scientifique d'envergure internationale. Les jeunes y trouveront des informations sur les plantes, des suggestions d'activités, des photos, des jeux et une boîte aux lettres. Le site contient aussi une section  profs-parents.

 

Clicksouris, histoires interactives, jeux, ateliers d'écriture, poésie, livre enfant
Histoires interactives pour enfants, ateliers de découverte et d'écriture poétiques, jeux en flash, sélection de livres dans le meilleur de la littérature jeunesse, un espace pour lire, écrire et s'amuser.

 

Guide Enfants - La Toile du Québec

Sympatico / MSN jeunesse : Bienvenue sur la section Jeunesse!

Mama Lisa's World en français: Comptines et chansons pour les enfants du monde entier
Chansons enfantines et comptines du monde entier. Paroles originales et traduction française.  Beaucoup contiennent des clips audios (mp3 et midi) et la partition.

E por fim, deixo-lhe também o desafio de fazer como a Rita, partilhar os sites que explora ou pretende explorar com os seus filhos ou alunos.


sinto-me:

Publicado por Tito de Morais às 00:16
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Comentários:
De Carlota a 25 de Janeiro de 2008 às 12:16
Conheço um site que os meus filhos adoram ir e eu considero bastante segura: www.giggle.pt.´Tem jogos, ideias divertidas, receitas, blogues, tudo... ainda por cima dá imensas dicas de passeios e prograas em família! Não percam! Ainda têm uma revista recheada de ideias para os miúdos e para família, chama-se Giggle.


De Tito de Morais a 26 de Janeiro de 2008 às 14:13
Estimada Carlota,

Obrigado pelo seu comentário.

Conhecia o Giggle revista e ainda não tinha ido espreitar o site, o que fiz agora. Tal como a revista parece-me interessante.

Acredito no que me diz relativamente à segurança, mas para um site que inclui a possibilidade da criação de blogues, upload e partilha de fotos, pede dados pessoais como a data de nascimento, indicação do sexo, email, nome próprio, apelido, etc. seria bom que tivesse uma página com orientações de segurança. Acredito que possa ter tais indicações no interior, mas seria bem mais pedagógico se essa informação fosse fornecida antes dos utilizadores aderirem. Mas a este nível não é muito diferente de outros sites para crianças e jovens. No entanto, apresenta uma política de privacidade muito completa.

Cumprimentos

Tito de Morais


Comentar post

Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Adicionar aos favoritos
> Adicionar ao Del.icio.us
> Imprimir esta página
> Recomendar Página
Pesquisar este blog
 
Posts recentes

Projecto de Regulamento G...

Como Separar o Trigo do J...

#UmaCoisaBoa - Ana M., Vi...

#UmaCoisaBoa - Eduardo C....

#UmaCoisaBoa - Bruno S., ...

#UmaCoisaBoa - Tom H., Vi...

#UmaCoisaBoa - Hugo M., M...

#UmaCoisaBoa - Teresa G.,...

#UmaCoisaBoa - Marta e Di...

#UmaCoisaBoa - Maria C., ...

Categorias

crianças(33)

#umacoisaboa(31)

dia por uma internet mais segura(29)

semana por uma internet mais segura(29)

riscos(25)

segurança(25)

eukidsonline(20)

internet(17)

jovens(15)

soluções educativas(15)

ligações do dia(14)

links do dia(14)

online(14)

soluções educacionais(14)

mitos(13)

soluções tecnológicas(13)

eu(12)

kids(12)

criança(11)

privacidade(9)

todas as tags

Arquivos

Dezembro 2015

Julho 2015

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Agosto 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Setembro 2012

Maio 2012

Outubro 2011

Setembro 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Setembro 2010

Agosto 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Julho 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Janeiro 2008

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

NetworkedBlogs
Facebook FanBox
"Projecto MiudosSegurosNa.Net" no Facebook
Subscrever feeds
blogs SAPO