Mito #2: Agora todos estão a criar o seu próprio conteúdo
Na sequência da publicação anterior, este é o segundo mito referido no relatório do projecto EuKidsOnline.
No mês passado, apenas um em cada cinco usou um site de partilha de ficheiros ou criou um avatar e metade desse número escreveu um blog. As actividades criativas são mais raras entre as crianças mais jovens. Embora as redes sociais tornem mais fácil disponibilizar conteúdos, a maioria das crianças usa a Internet para aceder a conteúdos já feitos, produzidos em massa.
Apesar de não ver os sites de partilha de ficheiros e a criação de avatars como os melhores exemplos no domínio da criação de conteúdos, ao contrário do que acontece com um blog, tendo a concordar com este mito. De facto, os media sociais potenciam a criação de conteúdos, mas a maioria – sejam, crianças, jovens ou adultos – é mais consumidor ou replicador de conteúdos do que criador. Desta forma, não potenciamos o real valor dos media sociais. Assim, o que me parece relevante e a dica que lhe deixo é: Apoie, incentive e estimule nas suas crianças e jovens o desenvolvimento de actividades criativas online. Só assim elas conseguirão maximizar o potencial positivo da Internet. Por exemplo, incentivar e estimular a escrita de um blog sobre um tema ou actividade que lhes seja querida, a ilustração do mesmo com desenhos, fotografias, vídeos da sua autoria. Um desafio: crie um blog familiar com os seus filhos, sobrinhos, netos. Se for professor, crie um blog com as suas turmas para acompanhar a disciplina que lecciona. E se as questões de segurança são uma preocupação, faça o blog privado ou acessível apenas por convite. E depois pode associá-lo a uma conta no Twitter, no Facebook, no YouTube, etc.
Veja a análise dos restantes mitos, seguindo as ligações abaixo:
- Os nativos digitais sabem tudo
- Agora todos estão a criar o seu próprio conteúdo
- Os menores de 13 anos não podem usar redes sociais, logo não nos preocupemos
- Toda a gente está a ver pornografia online
- Os bullies são vilões
- As pessoas que conhecemos na Internet são estranhos
- Riscos offline migram para o online
- Colocar o PC na sala de estar ajudará
- Ensinar competências digitais reduzirá o risco
- As crianças conseguem contornar o software de segurança
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