Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

EuKidsOnline: Exposição a Conteúdos Sexuais

Tito de Morais, 18.10.11
Imagem: Gráfico 'Conteúdos Sexuais'

Na sequência da mensagem anterior, com esta mensagem continuo a analisar as referências relativas a Portugal contidas no relatório final do projecto EuKidsOnline II, muitas delas comparativamente aos restantes países alvo da investigação.

Segundo o relatório, “a exposição de crianças a conteúdos sexuais online aparenta ser maior nos países Nórdicos e alguns países de Leste”. Por outro lado, as crianças/jovens reportam menor exposição a este tipo de conteúdos nos países do Sul da Europa e em países predominantemente Católicos. Este é caso de Portugal, em que apenas 13% das crianças/jovens afirmam ter visto imagens sexuais em websites. Com valores inferiores, apenas 7 países: Chipre, Reino Unido, Irlanda, Hungria, Espanha, Itália e Alemanha.

 

Curiosamente, é superior o número de crianças/jovens Portugueses que afirma ter visto ou enviado mensagens de cariz sexual. Em Portugal a percentagem é de 15%. Com valores inferiores, são já onze os países e 14 os países com valores superiores.

No entanto, Portugal faz parte de um grupo de 6 países – Roménia, Bélgica, Polónia, Turquia, Reino Unido e Alemanha - em que a percentagem de crianças/jovens que afirma já ter visto ou recebido mensagens de cariz sexual é superior ao número de crianças/jovens que afirmam ter visto imagens sexuais em websites.

Como refere o relatório, os dados da investigação não suportam o pânico moral que por vezes rodeia a questão do acesso de crianças e jovens a conteúdos sexuais online.

Veja aqui os restantes itens analisados:

1 comentário

Comentar post