Terça-feira, 25 de Setembro de 2012
Como Sensibilizar Para os Riscos, Sem Paranóias?
Cartaz anunciando a estreia do filme 'Hunger Games' (Jogos da Fome)

Seja no Facebook, através da minha conta pessoal ou do Projeto MiudosSegurosNa.Net, ou por email, recebo inúmeras perguntas de pais, encarregados de educação, professores, educadores e outros profissionais sobre a segurança online de crianças e jovens. Este artigo, aprofunda uma dessas mensagens.

 

As perguntas que recebo são extremamente interessantes e a partilhar essas respostas através de artigos podem ajudar outros leitores que se revejam nas perguntas e até nas respostas. Daí a utilidade em as partilhar, mantendo todavia o anonimato de quem comigo partilha as suas preocupações. É isso que procurarei começar a fazer amiúde neste blog.

 

Chats & Segurança

A mensagem chegou primeiro à conta do Projeto MiudosSegurosNa.Net no Facebook, uma noite destas:

 

Boa noite,


A minha filha de 14 anos descobriu um chat onde conversa em inglês com pessoas que não conhece desenrolando-se tudo na base de role play à volta do filme Hunger Games. Questiono-me sobre a segurança deste tipo de chats e a proibição pura e simples só irá aguçar mais a vontade de os frequentar. Combinámos, então, que eu vos iria pedir ajuda no sentido de saber se realmente representa perigo ou se eu estou a exagerar! Agradeço, então, a vossa ajuda. O chat em questão é o 'Chatzy'.


Melhores cumprimentos.

[Nome Omitido]

 

A Resposta

A resposta foi enviada através do Facebook:

 

Estimada [Nome Omitido],

 

Obrigado pela sua mensagem e por partilhar a sua preocupação.

A sua filha está a tirar partido de uma das oportunidades que a Internet lhe oferece, no caso, conhecer outras pessoas com um interesse em comum (Hunger Games) e praticar e desenvolver os seus conhecimentos de inglês e praticar role play. É excelente que ela possa beneficiar destas oportunidades.

As salas de chat, em si, não são um risco, no entanto, podem colocar a sua filha em contacto com pessoas cujo interesse pelo Hunger Games poderá não passar de um pretexto para entrar em contacto com jovens para outro fins.

Visitei o Chatzy - um serviço baseado na Roménia - e verifiquei que não disponibiliza qualquer informação sobre segurança - para além dos termos e condições de utilização do serviço e da política de privacidade - nem tão pouco informação para pais e encarregados de educação.

Como afirma, a proibição raramente é solução. Assim e uma vez que me parece que ambas têm um bom diálogo, sugiro que acertem entre vós um conjunto de regras para que ela possa usar o serviço de uma forma que a deixe a si descansada relativamente à segurança dela. No entanto, tenham sempre presente que o inesperado pode acontecer e por isso, convém acertarem o que fazer nessa eventualidade.

Por fim, remeto-vos para este documento com dicas de segurança para adolescentes (PDF).

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos
Tito de Morais

 

Novamente Por Email

Na sequência da visita à página do Projecto MiudosSegurosNa.Net no Facebook, a leitora visitou o site, subscreveu a newsletter e enviou novamente a pergunta, mas com uma ligeira variante.

 

Boa tarde! 

 

Respondendo à sua solicitação, a pergunta que gostaria de lhe fazer tem a ver com a forma como transmitir aos adolescentes as questões relacionadas com a segurança na internet sem parecer/ser paranóica!

 

A minha filha de 14 anos descobriu os chats e acha que é tudo boa gente e que não a conseguem identificar, porque ela não transmite informação completa nem identificação de espécie nenhuma. Eu que sou 'cota' não gosto nada que ela fale com estranhos e tento estabelecer comparação entre o que acontece na internet e o que se passa na rua, em que não lhe passa pela cabeça falar com quem não conhece. Ela acha que eu estou a exagerar. Enfim, se calhar estou, mas as desgraças não acontecem só aos outros, certo? Como conseguir sensibilizá-la para este tipo de riscos?

Fico a aguardar a sua resposta e agradeço toda a atenção dispensada.

Melhores cumprimentos.
[Nome Omitido]

 

À mensagem de email e presumindo que a leitora não havia lido a resposta fornecida através do Facebook, respondi remetendo para a mesma:

 

Estimada [Nome Omitido],

Segue abaixo a resposta à sua pergunta que lhe fornecemos através do Facebook. Qualquer informação ou esclarecimento adicional de que tenha necessidade, não hesite em voltar ao contacto.

 

E Como Fazer Passar a Mensagem?

Na precipitação da resposta, não me apercebera que a pergunta não era exatamente a mesma, contendo um ligeira variação, para a qual a leitora simpaticamente me chamou à atenção em nova mensagem:

 

Caro Tito de Morais,

Agradeço a sua pronta resposta. Foi-me muito útil e permitiu-me conversar com a minha filha de uma forma mais tranquila. É que os 'alarmes de mãe' quando disparam podem toldar o raciocínio!... ;)

Tinha, entretanto, enviado um e-mail para as perguntas do site em que coloco a questão de como fazer passar a mensagem para os adolescentes que acham sempre que sabem tudo sobre a internet e que se acham sempre em segurança. O facto de estarem nas suas casas, nos seus quartos, leva-os a pensar que os riscos ficam fora da porta.

Fico-lhe muito grata pela disponibilidade e atenção demonstradas.

 

Os melhores cumprimentos.
[Nome Omitido]

 

O Diálogo: Nunca é Demais!

Felizmente, estava perante uma leitora atenta! De outro modo, a ligeira variante da pergunta ter-me-ia escapado.

 

Estimada [Nome Omitido],

Folgo em saber que a minha resposta foi útil.

A fronteira entre o nosso dever de estimular a autonomia nos nossos filhos e a obrigação de os proteger é uma dicotomia que nem sempre é fácil de gerir, e os "alarmes" de que fala são sinal de que está envolvida e que a segurança da sua filha não lhe é indiferente.

Relativamente à sua outra pergunta, as dicas que referi servem para o efeito.

Por outro lado, para a ajudar na conversa, este artigo da minha colega Marian Merritt pode ajudá-la: Dê Inicio à Conversa

Espero ter dado mais ajuda para cimentar o diálogo com a sua filha. A criação de uma relação de confiança entre ambas é essencial. Todos podemos cometer erros, mas se tal acontecer é consigo que ela deve procurar ajuda para se livrar de qualquer "embrulhada" em que se possa meter! Sem receios de represálias, porque a sua preocupação será ajudá-la! :)

Com os meus melhores cumprimentos

Atentamente
Tito de Morais

 

No dia seguinte, ocorreu-me que em tempos já tinha escrito especificamente sobre a questão dos chats, pelo que se justificou o envio de nova mensagem:

 

Estimada [Nome Omitido],

Na sequência da minha mensagem anterior, lembrei-me de dois artigos que escrevi faz tempo, mas que se mantêm atuais e que, acredito a podem ajudar.

Aqui vão as ligações respetivas:

Cumprimentos

Tito de Morais

 

A terminar, fica a faltar a perspetiva da jovem, isto é, o que ela achou disto tudo. Quem sabe, um dia leremos esse feedback aqui nos comentários.



Publicado por Tito de Morais às 14:55
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Adicionar aos favoritos
> Adicionar ao Del.icio.us
> Imprimir esta página
> Recomendar Página
Pesquisar este blog
 
Posts recentes

Projecto de Regulamento G...

Como Separar o Trigo do J...

#UmaCoisaBoa - Ana M., Vi...

#UmaCoisaBoa - Eduardo C....

#UmaCoisaBoa - Bruno S., ...

#UmaCoisaBoa - Tom H., Vi...

#UmaCoisaBoa - Hugo M., M...

#UmaCoisaBoa - Teresa G.,...

#UmaCoisaBoa - Marta e Di...

#UmaCoisaBoa - Maria C., ...

Categorias

crianças(33)

#umacoisaboa(31)

dia por uma internet mais segura(29)

semana por uma internet mais segura(29)

riscos(25)

segurança(25)

eukidsonline(20)

internet(17)

jovens(15)

soluções educativas(15)

ligações do dia(14)

links do dia(14)

online(14)

soluções educacionais(14)

mitos(13)

soluções tecnológicas(13)

eu(12)

kids(12)

criança(11)

privacidade(9)

todas as tags

Arquivos

Dezembro 2015

Julho 2015

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Agosto 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Setembro 2012

Maio 2012

Outubro 2011

Setembro 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Setembro 2010

Agosto 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Julho 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Janeiro 2008

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

NetworkedBlogs
Facebook FanBox
"Projecto MiudosSegurosNa.Net" no Facebook
Subscrever feeds
blogs SAPO