Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

Crianças, Lutas e Internet

Tito de Morais, 30.07.07
Imagem que ilustra a reportagem do programa Panorama "Children's Fight Club" da BBCOntem, Domingo, 29 de Julho de 2007, a SkyNews noticiou que centenas de vídeos mostrando lutas brutais entre crianças estão a ser disponibilizados na Internet em resultado da falta de policiamento. Segundo a investigação referida pela SkyNews, imagens mostrando crianças a partir dos 11 e 12 anos a esmurrar e pontapear as suas vítimas são disponibilizadas regularmente em sites muito populares no domínio da partilha de vídeos.

Segundo a Sky, a tendência tem-se tornado tão séria que chefes da polícia estão a apelar às empresas de serviços de partilha de vídeos para monitorizarem este tipo de conteúdos nos seus sites, pesquisando e removendo conteúdos violentos. Ainda segundo a SkyNews, o YouTube, um dos sites onde foram detectados este tipo de conteúdos afirmou não policiar o seu site, optando em vez disso por confiar aos seus utilizadores a tarefa de sinalizar conteúdos inapropriados. Este site, propriedade do Google, afirma ainda que pré-visualizar conteúdos é uma forma de censura, não sendo esse o papel de uma empresa privada.

A notícia da SkyNews, resulta de uma investigação desenvolvida pelo programa Panorama da BBC1 que, entre outros, descobriu um vídeo que mostra um adolescente a brandir uma arma de fogo contra um carro da polícia. Um outro vídeo mostra um adolescente a rir-se enquanto salta em cima de um carro da polícia estilhançando o respectivo vidro pára-brisas. Segundo a investigação, a Polícia do Reino Unido deseja que vídeos como este sejam monitorizados e que lhes seja passada informação sobre a sua existência, acrescentando que esta é uma responsabilidade do proprietário do site dado estar a lucrar com a exibição de tais imagens. No entanto, o Ministério da Administração Interna Britânico refere que, apesar de tecnicamente poder ser ilegal fazer o upload de vídeos violentos, até agora ninguém foi acusado.

O site da BBC desenvolve o tema, incluindo um excerto vídeo do programa e um fórum de discussão onde o tema está a ser debatido. No fórum discute-se:
  • Estes sites devem monitorizar os conteúdos que disponibilizam ou apenas actuar em função de denúncias ou reclamações?
  • O pré-visionamento é uma forma de censura?
  • Já foi vítima deste tipo de gravações vídeo violentas?
O programa, "Panorama: Children's Fight Club" será exibido na BBC1, hoje, Segunda-Feira, 30 de Julho, às 20:30 BST. Á semelhança do que acontece com as restantes edições do programa, é previsível que o vídeo do programa seja disponibilizado na sua totalidade, após a exibição do mesmo.

Do que pude ler, este trabalho da BBC aborda dois temas que importa diferenciar: por um lado o cyberbullying; por outro o vandalismo. Sobre o primeiro assunto, pouco ou nada se sabe sobre a realidade portuguesa e sobre o qual já tenho escrito várias vezes, de 2003 a esta parte:
Sobre o vandalismo, foi algo que há relativamente pouco tempo já foi notícia em Portugal.

A terminar, enquanto, por exemplo, noutros países, os Governos desenvolvido programas educacionais para ajudar as escolas a fazer face a este fenómeno, em Portugal o bullying é um tema que apenas recentemente começou a ser discutido a este nível. Relativamente ao cyberbullying, suspeito que vamos ter de esperar um pouco mais.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Tito de Morais 01.08.2007

    Estimada Lara,

    Obrigado pelo seu comentário.

    A questão sobre se há algo (lei) que proiba a circulação de vídeos violentos - sobretudo através da Internet - é uma questão complexa. Se tal lei existir no país onde os conteúdos estão alojados, a questão é ultrapassada alojando esse tipo de conteúdos num país onde tal lei não exista. E depois há a lei vigente no país a partir de onde se tem acesso a esse tipo de conteúdo. Daí que pessoalmente considere que este tipo de problemas não se resolve por via legal já que tal implicaria uma harmonização legal entre uma multiplicidade de países que não me parece viável. Se tal não acontece no domínio das imagens do abuso sexual de menores, mais improvável me parece que venha a acontecer neste domínio. Acho que a solução aqui passa pela auto-regulação das empresas que disponibilizam este tipo de conteúdos e pela educação. Um aspecto curioso que a reportagem não foca, mas que se verificou no caso que foi notícia em Portugal, é a ajuda que esses vídeos por vezes podem dar às autoridades. Aí estou de acordo quando se afirma na reportagem que esse papel de fiscalização compete às autoridades. No entanto, como a reportagem demonstra, os critérios de auto-regulação das empresas (as generalizações são perigosas, eu sei), deixam a desejar.

    Respondendo às perguntas da reportagem:
    # Estes sites devem monitorizar os conteúdos que disponibilizam ou apenas actuar em função de denúncias ou reclamações?

    Da minha experiência, a monitorização ou o pré-visionamento não é uma solução viável. Assim, acho que deve actuar em função de denúncias e reclamações. Mas aí deve ser de facto actuante.

    # O pré-visionamento é uma forma de censura?

    A resposta não é fácil. Depende. Se for feita no sentido de se certificar que os vídeos cumprem as normas ou os termos de utilização do serviço, acho que não. Se o pré-visionamento for feito com outras intenções, poderá ser.

    # Já foi vítima deste tipo de gravações vídeo violentas?

    Felizmente, não.

    Cumprimentos

    Tito de Morais
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.