Sexta-feira, 3 de Agosto de 2007
Cyberbullying, Vídeos e Professores
Imagem do vídeo de um assaltoNa sequência do programa da BBC "Panorama: Children's Fight Club", transmitido no passado dia 30 de Julho e que pode ser visto seguindo o link anterior, escrevi o post "Crianças, Lutas e Internet". No entanto, passou-me despercebida a notícia da SkyNews sob o título "Teachers Want YouTube Shut Down". O Tek de ontem noticiou o assunto sob o título "Associação britânica de professores exige encerramento de YouTube e MySpace".

Sou de opinião que a posição expressa pela Associação Profissional de Professores do Reino Unido, a ser seguida, não resolve nada. Pelo contrário. Será mesmo um erro básico. Apenas fará com que esse tipo de conteúdos migrem para outros sites menos conhecidos ou até exclusivamente dedicados a esse tipo de conteúdos. Sim, esse tipo de sites existe. Lucram com a disponibilização desse tipo de vídeos de violência extrema e gratuita. Lucram graças à publicidade vinculada nas suas páginas incluindo, pelo menos, um anunciante português.

Banir sites como o YouTube, por exemplo, seria também privar crianças, jovens e adultos de uma ferramenta que pode ser usada em termos educativos. A solução, quanto a mim passa sobretudo pela adopção, por parte deste tipo de sites, de Termos e Condições de Utilização que não tolerem este tipo de conteúdos. A solução, quanto a mim, passa por esses sites actuarem rapidamente perante as denúncias dos utilizadores. A solução, quanto a mim, passa pelos utilizadores não se calarem e permanecerem impassíveis, optando antes por tomar uma posição denunciando os conteúdos que detectem e que violem os valores que defendem. A solução, quanto a mim, passa finalmente pela promoção activa da utilização deste tipo de recursos de uma forma construtiva e educativa. E para isso é necessário o envolvimento activo de famílias, escolas e comunidades.

Enquanto os proprietários deste tipo de sites não seguirem as sugestões que aqui faço, estarão a abrir a porta a posições extremistas como as da Associação Profissional de Professores britânica. O cyberbullying é um fenómeno preocupante para o qual é necessária acção. Mas não é banindo sites como o You Tube que se resolve.
sinto-me:

Publicado por Tito de Morais às 00:28
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Comentários:
De Florinda C. Pacheco a 8 de Agosto de 2007 às 16:26
Concordo totalmente com a opinião de Tito Morais quanto à estratégia de combate ao cyberbullying , pois não é "voltando as costas aos obstáculos" ou ignorando-os que se contribui para a sua resolução. De facto, à semelhança de outros tipos de problemas educacionais, é de suprema importância que se consiga o reconhecimento e a denúncia de situações que atingem os nossos jovens, para que se atinja algum sucesso na sua ultrapassagem.


De Tito de Morais a 8 de Agosto de 2007 às 23:46
Estimada Florinda Pacheco,

Obrigado pelo seu comentário.

Em Portugal, um dos problemas destas questões relacionadas com a utilização ética, responsável e segura das tecnologias de informação e comunicação por crianças e jovens é exactamente o facto de praticamente não existirem estudos e dados estatísticos sobre o assunto. Na ausência destes, o problema não existe! Mas tal irá mudar em breve, particularmente no que diz respeito ao cyberbullying .

Cumprimentos

Tito de Morais


Comentar post

Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Adicionar aos favoritos
> Adicionar ao Del.icio.us
> Imprimir esta página
> Recomendar Página
Pesquisar este blog
 
Posts recentes

Projecto de Regulamento G...

Como Separar o Trigo do J...

#UmaCoisaBoa - Ana M., Vi...

#UmaCoisaBoa - Eduardo C....

#UmaCoisaBoa - Bruno S., ...

#UmaCoisaBoa - Tom H., Vi...

#UmaCoisaBoa - Hugo M., M...

#UmaCoisaBoa - Teresa G.,...

#UmaCoisaBoa - Marta e Di...

#UmaCoisaBoa - Maria C., ...

Categorias

crianças(33)

#umacoisaboa(31)

dia por uma internet mais segura(29)

semana por uma internet mais segura(29)

riscos(25)

segurança(25)

eukidsonline(20)

internet(17)

jovens(15)

soluções educativas(15)

ligações do dia(14)

links do dia(14)

online(14)

soluções educacionais(14)

mitos(13)

soluções tecnológicas(13)

eu(12)

kids(12)

criança(11)

privacidade(9)

todas as tags

Arquivos

Dezembro 2015

Julho 2015

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Agosto 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Setembro 2012

Maio 2012

Outubro 2011

Setembro 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Setembro 2010

Agosto 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Julho 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Janeiro 2008

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

NetworkedBlogs
Facebook FanBox
"Projecto MiudosSegurosNa.Net" no Facebook
Subscrever feeds
blogs SAPO