Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

21 Suites de Segurança Internet

Tito de Morais, 29.09.07
Ao longo dos últimos artigos referi programas de segurança gratuitos no domínio das firewall's, anti-vírus, anti-spyware, anti-phishing, bloqueadores de janelas, anti-spam e filtragem de conteúdos. No total sete tipo de programas de segurança especializados numa determinada tarefa. Sete tipo de programas que, apesar de gratuitos, implicam também a respectiva instalação e aprendizagem. E para algumas pessoas, instalar e aprender a trabalhar com um programa já pode ser complicado, quanto mais com sete! E só de pensar que ainda existem outro tipo de programas e funcionalidades que não referi, imagino os calafrios que tal pode causar a muito gente que provavelmente neste momento já se estarão a interrogar se eu penso que estão doidos ou se julgo que não têm mais nada que fazer. Por tudo isto, inventaram-se as suites de segurança Internet, aquilo a que chamo "os canivetes-suiços" da segurança Internet, isto é, pacotes integrados que num único programa incluem geralmente as funcionalidades que referi acima. Uns poderão ter só algumas, outros todas, outros poderão ainda ter outras que ainda não referi. No entanto há um ligeiro problema: é que não existem - pelo menos eu não tenho conhecimento - suites de segurança gratuitas. Todas elas são pacotes comerciais, o que na prática contradiz o que tenho vindo a afirmar de que a segurança não precisa de ser um custo. E de facto não precisa. A menos que se queira a conveniência de não ter de instalar, aprender a trabalhar e gerir 7 ou mais programas. Mas há sinais que as coisas podem estar a começar a mudar. Isto porque, ainda assim, consegui descobrir um programa gratuito que é uma suite de segurança que inclui algumas das funcionalidades que tenho vindo a referir nos últimos artigos e mais algumas ainda:
Mas como referi o programa acima é uma excepção. Assim, aqui ficam os 21 "canivetes-suiços" prometidos, as tais suites de segurança, mas com o devido alerta de que "estas são a pagantes!":
Tal como venho sugerindo nesta série de artigos que agora encerro, se optar por instalar e usar algum destes programas, deixe-nos aqui o seu feedback sob a forma de um comentário com a classificação (1 - Muito Fraco; 5 - Muito Bom) que atribui ao programa que usa ou testou. Se assim o desejar, poderá também deixar-nos a sua análise crítica mais desenvolvida.

1 comentário

Comentar post