Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

Zits, ou a vida segundo um adolescente

Tito de Morais, 22.01.08

Logotipo do ZitsNão faço segredo que adoro banda desenhada e cinema de animação. Adquiri o gosto pelo desenho e pela banda-desenhada com o meu Pai que era um coleccionador inveterado e que desenhava admiravelmente. A paixão foi crescendo e cheguei até a fazer e publicar duas histórias, uma em 1979, no Pirilim, um suplemento semanal publicado no extinto jornal O Comércio do Porto e outra em 1980 ou 81, na extinta revista Tintin. Mas recentemente realizei o pouco tempo que tenho dedicado a estas minhas duas paixões. Pouco antes do Natal uma amiga do meu filho de 17 anos emprestou-lhe um livro de banda-desenhada. Conhecia as histórias das tiras diárias publicadas no Jornal de Notícias que muito, muito pontualmente leio. Mas não liguei. Até que me apercebi do entusiasmo e das gargalhadas que o meu filho ia soltando. Pontualmente começou a dar-me a ler o motivo das suas gargalhadas. Pouco tempo depois já partilhávamos o livro, as histórias e as gargalhadas. O meu filho mais novo juntou-se-nos. Ainda não convencemos a minha mulher, mas acho que apenas por ainda não se ter dado ao "trabalho". Até que um dia, o mais novo saiu-se com um "se me dessem uns livros deste no Natal, era fixe!". E assim foi.

 

Os livros e a banda-desenhada em questão chama-se Zits, ou seja, Borbulhas. Começou a ser publicada no verão de 1997 e é hoje uma das bandas-desenhadas favoritas dos americanos, publicando-se em mais de 1.500 jornais. Eis uma tradução livre da descrição da série: "Entre na vida de Jeremy Duncan, um aspirante a músico rock com 15 anos, uma vida cheia de aborrecimento, crivada de ansiedade e com uns pais que não percebem nada. Deixe-o mostrar-lhe o mundo maravilhosamente feio de um jovem de 15 anos. Conheça os pais do Jeremy, Connie e Walt Duncan. Veja-os enquanto eles continuam a tentar perceber a misteriosa ciência de educar um adolescente... pela segunda vez! Conheça o irmão do Jeremy, Chad, o brilhante estudante universitário. O Jeremy terá de viver à luz do exemplo terrivelmente perfeito do irmão. Junte-se ao Jeremy e ao seu maior amigo Hector, enquanto estes lutam por resolver o mistério da vida, ajudados por técnicas avançadas de curtição. Veja o Jeremy florescer à volta do seu estranho caso de amor de liceu com Sara Toomey, a sua... hu... namorada."

 

Espero ter criado alguma curiosidade. Para saber mais sobre Zits, consulte a Wikipedia (em inglês), acompanhe as tiras-diárias no Jornal de Notícias (infelizmente sem edição online) ou então experimente adquirir um dos livros publicados em Portugal pela Gradiva (em português). Em inglês, poderá ainda acompanhar as pranchas dominicais e as tiras diárias neste site.

 

Ok, e depois disto tudo poderá perguntar: "Mas o que é que isto tem a ver com a segurança de crianças e jovens na Internet?!" A questão é simples: sou de opinião que se queremos fazer parte da vida dos nossos filhos (seja online ou offline), tal implica aproveitarmos estas oportunidades que eles nos vão dando e esforçarmo-nos também por criarmos essas oportunidades de partilha de interesses. E isso tem de acontecer online, mas também offline. Neste caso, tal implicou para mim o retomar de um prazer que andava esquecido faz algum tempo. Espero que para si também.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.