Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

Ensinar Com Cinema de Animação

Tito de Morais, 12.10.08

Logotipo "Teaching With Animation"Há dias, um amigo publicou no seu blogue um interessante filme de animação. O visionamento deste filme fez-me regressar à minha adolescência e recordar as filmagens de animação que fazia com uma velha máquina de filmar Super8 que dispunha da possibilidade de se filmar fotograma-a-fotograma. Fez-me recordar as minhas primeiras tentativas de fazer desenhos animados com recurso a desenhos pintados a guache em acetatos, sobrepostos a um cenário pintado igualmente a guache. À memória veio-me o tempo que dispendia com os meus sobrinhos a fazê-los percorrer o pátio lá de casa sentados nos carros de pedais, como se carros de corrida se tratassem. De usar os bonecos e apetrechos dos Action Man para fazer as minhas primeiras animações de marionetas.

 

Mais tarde, inscrevi-me num curso livre de cinema de animação na Cooperativa Árvore, no Porto, onde tive o privilégio e o prazer de conhecer o Abi Feijó que tinha criado e ministrava o curso. A paixão pela animação cresceu. Foi o tempo em que por alguns anos não perdia um único Cinanima - cuja 32ª edição está aí à porta - e durante os quais era ver cinema de animação de manhã à noite. Foi o tempo em que tive o privilégio de acompanhar o Abi como monitor em alguns dos ateliers que ele promovia um pouco por todo o país, entre os quais uma Animatona durante o Cinanima, e um ou outro ciclo de cinema de animação que visava dar a conhecer o cinema de animação que se ia fazendo em alguns países. Foi também um tempo em que tive oportunidade de frequentar inúmeros workshops de animação, dos quais destaco um com o Prof. Gaston Roche, outro com o cineasta romeno Ion Popesco Gopo e um outro com Bob Godfrey, cineasta de animação britânico, à época galardoado com o Óscar para o melhor filme de animação e em cujo estúdio passei umas deliciosas férias de verão. Foi um tempo em que tive a oportunidade e o privilégio de prestar a minha colaboração a alguns projectos do Abi Feijó. Entre essa colaboração destaco o filme "A Noite Saiu à Rua", o genérico da edição de 1988 do Fantasporto e uma curtíssima ajuda para o seu filme "Os Salteadores".

 

Acho que não vejo o Abi desde o tempo de "Os Salteadores". Ele prosseguiu a sua carreira com outras obras - seja como realizador ou como produtor - e com a criação da Casa da Animação, no Porto. Assim, foi com agradável surpresa que há dias descobri uma obra em que ele participou e que poderá interessar a professores e animadores de ATL's, etc. Trata-se do site "Teaching With Animation", um guia interactivo para professores sobre como ensinar com a animação. Trata-se de um recurso que fornece ao professor uma ferramenta que os ajuda a ensinar através da utilização da animação e com a animação. Para além do site, é disponibilizado uma guia para download, tendo pena apenas que não esteja disponível uma versão em Português. De todo o modo, aqui fica a referência a esta ferramenta que também pode ser usada para estimular a produção de animações sobre a segurança online de crianças e jovens. E quem sabe, estará a contribuir para o futuro da animação em Portugal, para os "Abi Feijós" do futuro.

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Tito de Morais 01.11.2008

    Estimada Verónica,

    Obrigado pela sua visita, pelo seu comentário, pela simpatia das suas palavras de "além-mar" e votos dos maiores sucessos para o seu trabalho.

    Cumprimentos
    Tito de Morais
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.