Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

Dia da Segurança do Computador

Tito de Morais, 16.07.07
O próximo ano lectivo inicia-se entre 12 e 17 de Setembro, pelo que as escolas dificilmente poderão envolver-se na Semana da Segurança Global de que lhe falei ontem. Tal não impedirá, no entanto, o envolvimento de toda uma outra série de indivíduos, entidades e organizações, públicas e privadas, como as referidas na entrada de ontem. Mas as escolas não precisam ficar de fora. Por isso mesmo, hoje venho falar-vos de uma outra iniciativa para a qual poderão desde já a programar actividades.

Trata-se do Dia da Segurança do Computador, que se assinala todos os anos no dia 30 de Novembro. O Dia da Segurança do Computador começou a ser assinalado em 1988 para aumentar os níveis de sensibilização relativos a problemas de segurança relacionados com os computadores. O objectivo dos organizadores é lembrar às pessoas ara protegerem os seus computadores e a sua informação. Este evento anual tem lugar um pouco por todo o mundo no dia 30 de Novembro, se bem que, nos anos em que esta data coincide com um fim de semana, algumas organizações optem por o celebrar no primeiro dia útil seguinte.

O Dia da Segurança do Computador é uma excelente oportunidade para os profissionais da segurança da informação e suas organizações aumentarem os níveis de sensibilização dos seus utilizadores. O tema do Dia da Segurança do Computador 2007 será "Passar à Acção" (Taking Action). O cartaz do evento ainda não foi desenvolvido, mas incluirá uma imagem e textos que representem a ideia que de temos de ser pró-activos e activos para que a segurança funcione. Cada indivíduo é responsável e desempenha um papel na protecção da informação e recursos relacionados com ela. Isso inclui:
  • Protecção contra vírus
  • Segurança do computador
  • Uso de firewalls
  • Uso de palavras-chave (passwords) fortes
  • Protecção contra acções de engenharia social
  • Protecção física da informação e respectivos recursos
São inúmeras as actividades que pode implementar para envolver os seus utilizadores na protecção dos seus computadores e informação. Começando pela criação de um cartaz alusivo à data que poderá usar para promover as actividades previstas para a sua organização. Para ajudar no desenvolvimento destas actividades, a Association for Computer Security Day, desenvolveu uma lista com mais de 50 actividades que ajudarão a animar o seu evento. Para uma versão em português-brasileiro, visite esta página no site da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (do Brasil).

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.