Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

EuKidsOnline: Em Portugal, Balança Pende Para os Riscos

Tito de Morais, 16.10.11

Na sequência da mensagem anterior, com esta mensagem continuo a analisar as referências relativas a Portugal contidas no relatório final do projecto EuKidsOnline II.

 

Imagem: Gráfico 'Equilíbrio entre as coisas 'boas' e 'más' online'

Como o gráfico ilustra, riscos e oportunidades andam de mão dada. Mas existem diferenças significativas de país para país relativamente à percepção das crianças/jovens. Nesse sentido, o relatório agrupou os países em quatro grupos distintos:

 

 

  • Balança Pende Para as Coisas Boas - países onde as crianças/jovens referem ser “muito verdade” existirem coisas boas online para as crianças/jovens da sua idade e onde respondem “sim” à pergunta “achas que há coisas na Internet que de alguma forma podem incomodar as pessoas da tua idade?”. Neste grupo (quadrante superior esquerdo do gráfico) incluem-se países como a Bulgária, Reino Unido e Áustria, entre outros
  • Balança Pende Para as Coisas Más – Noutros países - no qual se inclui Portugal, mas sobretudo a Grécia e a República Checa, entre outros - as crianças/jovens referem muitas coisas boas para se fazerem online, mas também alguns problemas (quadrante superior direito).
  • Poucas Coisas Boas e Muitas Coisas Más – Neste grupo de países, em que se incluem a Noruega, Suécia e Espanha, entre outros, as crianças/jovens acham que existem alguns problemas e não existem tantos benefícios (quadrante inferior direito).
  • Poucas Coisas Boas e Poucas Coisas Más – Neste último grupo de países, em que se incluem a Turquia e Bélgica, entre outros, as crianças/jovens referem relativamente poucos benefícios ou riscos resultantes da utilização da Internet (quadrante inferior esquerdo). 

A este nível, apesar tudo ainda ficamos bem na fotografia. No entanto, o gráfico mostra o trabalho que temos pela frente no sentido de nos aproximarmos da Letónia e da Grécia ao nível da maximização das oportunidades e da Turquia e da Bélgica ao nível da minimização dos riscos.

 

Veja aqui os restantes itens analisados:

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.