Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

CyberTraining para Pais

Tito de Morais, 29.05.12

Cursos Europeus de Formação sobre Cyberbullying para Pais e Formadores

 

À medida que testemunhamos a rápida expansão tecnológica da geração "sempre online", também verificamos como as novas capacidades de comunicação, anónimas, instantâneas e de longo alcance, têm dado origem a novas dimensões da problemática da proteção de crianças, tais como o bullying. De facto, o bullying não é um fenómeno novo; no entanto, os modos pelos quais ele se concretiza estão sempre a mudar. Pesquisas recentes confirmam que o cyberbullying é uma ameaça substancial para as escolas.

 

O projecto CyberTraining para Pais, financiando pela comunidade europeia, oferece cursos para formadores e pais tendo em conta, de modo especial, a tomada de medidas contra o cyberbullying. Numa primeira parte do projeto delinearam-se os cursos e realizaram-se, com sucesso, cursos-piloto em cada um dos países parceiros. Numa segunda parte,  os cursos de formação irão oferecer uma introdução aos conceitos básicos dos novos media e os mais recentes resultados das pesquisas sobre o cyberbullying. Além disso, procurarão dotar os pais com conhecimentos e estratégias sobre como lidar com o cyberbullying, o que incluirá apresentações baseadas em evidência teórica, exercícios práticos e discussões reflexivas.

 

Em cada um dos países parceiros, serão promovidos três cursos presenciais para formadores de pais. Cada um dos cursos terá a duração de um dia (7 horas) com um número máximo de 15 formandos. Os cursos dirigem-se preferencialmente a formadores com alguma experiência na área das TIC, dos novos media e / ou sobre bullying e violência escolar. A participação é gratuita.

 

Em Portugal, a formação será realizada nas seguintes datas e local:

  • Dia 20 de Junho. Das 9 à 18, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Sala 2.13 (Pólo 1, Edifício das Antigas Farmácias do HUC).
  • Dia 27 de Junho. Das 9 à 18, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Sala 2.13 (Pólo 1, Edifício das Antigas Farmácias do HUC).
  • Dia 5 de Julho. Das 9 à 18, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Sala 2.13 (Pólo 1, Edifício das Antigas Farmácias do HUC).

Além dos cursos presenciais de formação, haverá dois cursos moderados on-line para os formadores. Cada curso on-line estará disponível para 20 participantes. O curso será projetado para um período de 3 semanas, dependendo do ritmo de trabalho dos participantes (que deverão reservar entre 6 a 8 horas para o curso). Será, também lançado, ainda no mês de Maio, um curso de auto-dirigido online,  que estará aberto, gratuitamente, a todos os interessados.

 

Mais informações sobre os cursos de formação, bem como sobre a inscrição, estarão disponíveis no site do CyberTraining-4-Parents: http://cybertraining4parents.org

 

 

O Projeto CyberTraining-4-Parents foi co-financiado pelo Programa Grundtvig / Aprendizagem ao Longo da Vida da Comissão Europeia e executado pelo Centro de Investigação em Educação da Universidade de Koblenz-Landau (Alemanha), Klicksafe - Media Authority of Rhineland-Palatinate (Alemanha), Centro Anti-Bullying, do Trinity College, Dublin (Irlanda), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Portugal), BarneVakten - Crianças e Média (Noruega), Universidade Aberta de Israel e Infoart (Bulgária).

 

Contactos para informações e inscrição:

Prof. João Amado. Email: joaoamado@fpce.uc.pt

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.