Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

Como Manter a Segurança de Crianças no YouTube

Tito de Morais, 12.10.12
Logotipo do YouTube

Os conteúdos multimédia, com som e imagens em movimento, atraem crianças, jovens e adultos. Neste contexto, o YouTube tornou-se um dos principais sites da Internet para aceder a este tipo de conteúdos. E os números são impressionantes. Há tempos, recebi através do Facebook, uma pergunta da Mãe de uma criança de 4 anos e meio, preocupada com a possibilidade de, quando se afastar por uns minutos, da sua filha ser confrontada com conteúdos impróprios no YouTube. Eis a mensagem que recebi:

 

O meu principal problema é deixar a minha filha de 4 e meio a ver um filme de desenhos animados ou música infantil no YouTube e recear que, se me afastar, 10 ou 15 minutos depois ela já ter chegado a "música da pesada" ou a um filme com conteúdos menos próprios seja para que idade for.


Antes de responder propriamente à sua pergunta, recordo que os Termos de Serviço do YouTube estipulam que o serviço não se destinam a menores de 13 anos de idade (ponto 12 do documento acima).

 

No entanto, no sentido de reforçar a segurança do acesso da sua filha de 4 anos quando acede ao YouTube para ver desenhos animados e música infantil quando se afasta temporariamente dela, o YouTube fornece uma ferramenta que a pode ajudar. Trata-se do modo Modo Segurança. O YouTube disponibiliza instruções detalhadas sobre como ativar e bloquear o Modo Segurança. Esta página oferece ainda respostas às perguntas mais frequentes sobre este assunto.

 

Todavia, tenha presente que a ferramenta acima referida, como qualquer outra, não garante que a sua filha não seja confrotada com músicas ou vídeos com conteúdos menos próprios. Apenas reduz a probabilidade de tal acontecer, mas não elimina essa possibilidade. No entanto, sempre que se confrontar com um vídeo desse tipo poderá reportá-lo através da ferramenta de denúncia do YouTube, no sentido de alertar o YouTube para potenciais violações das Regras da Comunidade, podendo levar à eventual remoção do vídeo. Para reportar um vídeo, basta clicar na bandeira que surge por baixo do vídeo com a legenda (denunciar como impróprio). No entanto, para reportar um vídeo tem de se ser membro da comunidade (utilizador registado). Veja o vídeo (infelizmente apenas em inglês) que lhe explica como proceder para denunciar um vídeo como impróprio:

 

Não deixe também de consultar os Recursos Para Pais que o YouTube disponibiliza aqui (em Português).

 

A terminar, recomendo igualmente o visionamento deste vídeo (em Português):

 

Espero ter ajudado. Uma vez mais as minhas desculpas pela demora na resposta. Caso tenha alguma dúvida ou questão adicional, não hesite em voltar ao contacto.



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.