Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

Miúdos Seguros Na Net - Promover a Segurança de Crianças e Jovens na Internet

Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios.

Páginas Que Mudam Para Conteúdos Impróprios...

Tito de Morais, 15.10.12
Imagem de um camaleão. Fonte da imagem: http://www.sxc.hu/photo/650781

A natureza dinâmica das páginas na Internet, isto é, a possibilidade de uma página poder ser atualizada, alterada e até removida, é uma das mais valias deste meio. No entanto, um pouco como tudo na vida, também esta característica pode ter os seus inconvenientes. Imagine uma professora que recomenda uma página aos seus alunos e esta, entretanto é alvo de um ataque informático, passado a apresentar conteúdos impróprios ou outros que nada têm a ver com os conteúdos educativos que aí figuravam. O potencial para embaraço é grande. Esta foi a questão apontada numa mensagem que recebi através do Facebook. 

 

Bom dia Tito,


É um prazer ter-vos descoberto no Facebook uma vez que já vos conhecia de outras andanças. Sou professora e, como tal, já tinha ouvido falar do projeto.

 

Para já não tenho pergunta nenhuma a não ser como ajudar a miudagem a ser mais segura, mas isso é demasiado geral. Com frequência recomendo-lhes links para consulta e é sempre um risco. Já aconteceu verificar o site à noite, recomendar aos miúdos e à tarde aquilo estar a ser vítima de qualquer coisa que não estava como eu tinha visto...

 

Enfim... À medida que for surgindo a dúvida, perguntarei, acredite!


Um abraço e votos de bom trabalho

 

Folgo em saber que nos descobriu no Facebook e que já nos conhecia de outras andanças.

 

De facto, quanto mais específica a pergunta, tanto melhor, dado que tal me permite tratar o assunto com algum pormenor, resultando em informação mais prática e usável para quem faz a pergunta.

 

A questão que aponta é problemática. De facto, a natureza da Internet, faz com que o conteúdo correspondente a uma ligação possa mudar de um dia para o outro. Tal pode criar situações desagradáveis, problemáticas e embaraçosas, podendo mesmo gerar alguma revolta por parte de pais e encarregados de educação que não compreendem que tal se deve à natureza dinâmica da Internet e não a uma “recomendação” da professora. No entanto, a probabilidade do conteúdo de uma página se alterar para algo impróprio é menor em sites de elevada reputação. No entanto, nenhum site está livre de ser alvo de um ataque informático que resulte na alteração de uma ou mais páginas. Tal acontece até com página de sites governamentais, empresariais e outras, e não apenas nacionais. Acontece até em sites de agências de segurança ou dedicadas ao tema da segurança. Até com páginas de sites de fabricantes de produtos de segurança informática já aconteceu. No entanto, existem ferramentas que nos permitem ser notificados sempre que uma dada página é alterada, o que pode ajudar a prevenir o tipo de situações que refere. Algumas dessas ferramentas são extensões para browsers (programas de navegação na Internet, tais como o Google Chrome ou Mozilla Firefox) ou serviços gratuitos de notificação por email.

 

Extensões Para Browsers

Vejamos então algumas extensões disponíveis gratuitamente para programas de navegação na Internet:


Serviços de Notificação 

Relativamente a serviços de notificação por email, vejamos algumas alternativas:

Com a ajuda de uma destas ferramentas, se uma página se alterar, terá conhecimento dessa alteração, permitindo-lhe verificar se essa alteração afeta ou não a qualidade do conteúdo. A esmagadora maioria das alterações não terão grande impacto na qualidade da página. No entanto, se tal acontecer, o facto de termos conhecimento da alteração, pode permitir-nos alertar as pessoas a quem a recomendámos. No caso, os alunos. No entanto, por vezes, tal poderá não ser possível, dependendo da altura em que a alteração ocorrer.

 

Espero ter ajudado. Caso tenha alguma dúvida ou questão adicional, não hesite em voltar ao contacto.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.