Terça-feira, 11 de Setembro de 2007
Bullying e Cyberbullying
O programa "Falar Global", na SIC Notícias, dedicou a sua última edição ao
bullying na Internet. No entanto, ao usar algo indiscriminadamente os termos
bullying e
cyberbullying, considero que pode suscitar confusões que procuro desfazer no artigo "
Bullying vs. Cyberbullying: As Diferenças". Mas apesar disso, vale mesmo a pena ver o vídeo do programa, disponibilizado mais abaixo.
Vale a pena pela reportagem no início do programa e pela prestação na entrevista do conhecido psicólogo Eduardo Sá, com dois ou três momentos onde revela como domina os "
soundbytes" com maestria e como muito poucos comunicadores o sabem fazer em televisão.
Veja o vídeo do programa, particularmente aqueles que abaixo sublinho:
Na resposta à pergunta sobre se a Internet pode potenciar o
cyberbullying, Eduardo Sá está excelente quando afirma que "todos aqueles que não são capazes de dizer olhos-nos-olhos, cara-a-cara, aquilo que sentem, têm na Internet uma forma fantástica de exercer a sua cobardia". O qualificativo "fantástica" parece-me excessivo, mas é isso que transforma a frase num excelente "
soundbyte".
À pergunta sobre de que maneira os encarregados de educação podem estar mais despertos para esta realidade, Eduardo Sá está excelente ao afirmar:
- "um computador é um lápis caro, fantástico, mas é só um lápis que em algumas circunstâncias se pode transformar numa enciclopédia, mas que não pode ser o animal doméstico de uma criança"
- "os pais que se victimizam são os principais culpados, porque durante anos a fio delegaram no computador e nos jogos de computador os cuidados que eles próprios deviam ter em relação às crianças"
- "lidar com o computador faz muito bem às crianças, mas com conta, peso e medida"
Por fim, quando questionado sobre o papel das escolas no combate a este tipo de fenómenos, sente-se que Eduardo Sá está no seu elemento e desfia uma série de outros excelentes "
soundbytes":
- "as escolas um dia têm de fechar para balanço e reabrir com outra gerência"
- "todas as crianças quando entram na escola são autênticos Harry Potter's e a escola não descansa enquanto não lhes estraga a magia"
- "não é por as crianças terem mais tempo de aula que se tornam mais inteligentes"
- "não é por haver mais tempo de escola que há melhor escola"
- "era muito importante que a escola reabilitasse definitivamente o recreio, que levasse o recreio de fora da sala de aula, para dentro da sala de aula"
- "a escola é muitas vezes é uma espécie de linha de montagem de macacos de imitação"
- "É obrigatório brincar todos os dias"
- "Às vezes as escolas e os pais são muito surdos para toda a sabedoria que as crianças já têm"
"
Soundbytes" é certo, mas plenos de significado - concorde-se ou não com todos eles - e que valem a pena escutar pela voz do próprio, com o devido enquadramento. Quanto ao resto, isto é, para percebermos as diferenças entre
bullying e
cyberbullying, não deixe de ler o artigo "
Bullying vs. Cyberbullying: As Diferenças". Para mais informações sobre
cyberbullying, não deixe de ler os seguintes artigos onde, de uma forma ou de outra, e desde 2003, tenho vindo a referir-me ao
cyberbullying:
Neste blogue, encontrará também uma série de entradas sobre
cyberbullying, seguindo o
link anterior.
De joca779 a 16 de Setembro de 2007 às 01:51
Adorei a vossa reportagem estive a ver o vosso blog e achei fantástico .
Gostava só de deixar aqui uma ideia. Soluções para as crianças se protegerem. No msn elas podem se defender de mensagens ou emails violentos bloqueando essa pessoa cancelando esse contacto ou mesmo bloquear um endereço de email.
Estou a pedir este favor porque sei que há montes de crianças que sofrem e não falam com os pais, por vezes procuram ajuda na net e quem sabe não neste blog .Espero não estar aqui armado em esperto só queria proteger mais estas crianças. Acho que os pais também devem estar atentos ler alguns logs , prefiro violar a privacidade dos meus filhos a deixar que sejam violentados através da net . Por vezes passo os olhos por alguns logs não os lendo todos e guardando sempre segredo sobre as conversas, também vejo porque paginas andaram alem disso tenho o Norton que esta configurado para os proteger.
Deixo um muito obrigado pela vossa informação neste blog e continuem muitos miúdos devem vir aqui a procura de ajuda
Estimado Joca779,
Obrigado pelo seu comentário, pela simpatia das suas palavras e por partilhar com os leitores algumas das estratégias que utiliza ao nível da protecção online das suas crianças.
Cumprimentos
Tito de Morais
De 2156353782gh7gcyjbhj a 17 de Novembro de 2008 às 17:17
mt bonito, apesar de nao dizer nada do que nós queremos!!!!
mas obrigada por nos ter feito perder o nosso tempo, foi menos um minuto na apresentação!!!
=D
Vivam!
Lamento que tenham perdido ainda mais tempo a escrever o comentário.
Cumprimentos
Tito de Morais
Comentar post