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Bullying e Cyberbullying

Tito de Morais, 11.09.07
O programa "Falar Global", na SIC Notícias, dedicou a sua última edição ao bullying na Internet. No entanto, ao usar algo indiscriminadamente os termos bullying e cyberbullying, considero que pode suscitar confusões que procuro desfazer no artigo "Bullying vs. Cyberbullying: As Diferenças". Mas apesar disso, vale mesmo a pena ver o vídeo do programa, disponibilizado mais abaixo.

Vale a pena pela reportagem no início do programa e pela prestação na entrevista do conhecido psicólogo Eduardo Sá, com dois ou três momentos onde revela como domina os "soundbytes" com maestria e como muito poucos comunicadores o sabem fazer em televisão.

Veja o vídeo do programa, particularmente aqueles que abaixo sublinho:



Na resposta à pergunta sobre se a Internet pode potenciar o cyberbullying, Eduardo Sá está excelente quando afirma que "todos aqueles que não são capazes de dizer olhos-nos-olhos, cara-a-cara, aquilo que sentem, têm na Internet uma forma fantástica de exercer a sua cobardia". O qualificativo "fantástica" parece-me excessivo, mas é isso que transforma a frase num excelente "soundbyte".

À pergunta sobre de que maneira os encarregados de educação podem estar mais despertos para esta realidade, Eduardo Sá está excelente ao afirmar:
  • "um computador é um lápis caro, fantástico, mas é só um lápis que em algumas circunstâncias se pode transformar numa enciclopédia, mas que não pode ser o animal doméstico de uma criança"
  • "os pais que se victimizam são os principais culpados, porque durante anos a fio delegaram no computador e nos jogos de computador os cuidados que eles próprios deviam ter em relação às crianças"
  • "lidar com o computador faz muito bem às crianças, mas com conta, peso e medida"
Por fim, quando questionado sobre o papel das escolas no combate a este tipo de fenómenos, sente-se que Eduardo Sá está no seu elemento e desfia uma série de outros excelentes "soundbytes":
  • "as escolas um dia têm de fechar para balanço e reabrir com outra gerência"
  • "todas as crianças quando entram na escola são autênticos Harry Potter's e a escola não descansa enquanto não lhes estraga a magia"
  • "não é por as crianças terem mais tempo de aula que se tornam mais inteligentes"
  • "não é por haver mais tempo de escola que há melhor escola"
  • "era muito importante que a escola reabilitasse definitivamente o recreio, que levasse o recreio de fora da sala de aula, para dentro da sala de aula"
  • "a escola é muitas vezes é uma espécie de linha de montagem de macacos de imitação"
  • "É obrigatório brincar todos os dias"
  • "Às vezes as escolas e os pais são muito surdos para toda a sabedoria que as crianças já têm"
"Soundbytes" é certo, mas plenos de significado - concorde-se ou não com todos eles - e que valem a pena escutar pela voz do próprio, com o devido enquadramento. Quanto ao resto, isto é, para percebermos as diferenças entre bullying e cyberbullying, não deixe de ler o artigo "Bullying vs. Cyberbullying: As Diferenças". Para mais informações sobre cyberbullying, não deixe de ler os seguintes artigos onde, de uma forma ou de outra, e desde 2003, tenho vindo a referir-me ao cyberbullying:
Neste blogue, encontrará também uma série de entradas sobre cyberbullying, seguindo o link anterior.

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